O uso da internet para ensinar pode ajudar muito no desenvolvimento pedagógico do aluno, sem falar que pode minimizar a exclusão social.
A entrada das novas tecnologias na educação facilita a prática social da leitura e escrita, levando a criança a uma nova descoberta e a estar inserida no mundo digital. Porém nem todos os educadores entendem esta ferramenta como um instrumento de aprendizagem. A pesquisadora e professora da Faculdade de Educação da UFMG, Isabel Frade ressalta "mais do que o simples uso do computador durante a aula, o termo letramento digital implica tanto a apropriação de uma tecnologia quanto o exercício efetivo das práticas de escrita que circulam no meio digital". Portanto a escola deve preparar o aluno para este mundo digital, cibernético, que estamos sendo inseridos pela globalização. Para a pesquisadora, a informática poder ser uma experiência prazerosa e educativa para os alunos e professores: "O computador traz imagens, letras, sons, e isso tudo em movimento na tela. Essa simultaneidade pode ajudar a criança a aprender mais rápido. De forma lúdica e atraente".
Todavia, a falta de computadores ou números insuficientes ou ainda o despreparo dos professores para manusear estas novas mídias, pode parecer como um entrave nas escolas públicas dificultando ao aluno a apropriar-se de novos conceitos e conhecimentos tecnológicos.
Adriana Brum
bibliografia: Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicos - Carla Viana Coscarelli, Ana Elisa Ribeiro (Orgs.)- Coleção Linguagem e Educação - Ceale/FaE/UFMG. Ed. Autêntica, 2005
www.mec.gov.br
Todavia, a falta de computadores ou números insuficientes ou ainda o despreparo dos professores para manusear estas novas mídias, pode parecer como um entrave nas escolas públicas dificultando ao aluno a apropriar-se de novos conceitos e conhecimentos tecnológicos.
Adriana Brum
bibliografia: Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicos - Carla Viana Coscarelli, Ana Elisa Ribeiro (Orgs.)- Coleção Linguagem e Educação - Ceale/FaE/UFMG. Ed. Autêntica, 2005
www.mec.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário