Metodologias

As tecnologias como recursos pedagógicos


Em tempo de informações rápidas, globalizadas, reaprender a comunicar, a ensinar e a aprender com os alunos, torna a sala de aula um espaço de troca de saberes. E a soma das novas tecnologias com recursos variados abrem um leque de oportunidades para o ensino-aprendizagem. Partindo deste ponto, é necessário que haja adequações didáticas do ensino-aprendizagem para que alcancem as novas expectativas que são geradas com as novas tecnologias que se apresentam na sociedade. Essas tecnologias, como recursos educacionais, criam novos meios de oportunizar uma aprendizagem diferenciada e significativa.
É importante dizer que há diferenças na liberdade de opções para utilizar as tecnologias como processo metodológico. Precisando de um maior controle e interferência do professor no 1º e 2º ciclo e maior liberdade e com pouca interferência do professor nos demais ciclos de ensino, tanto por parte da coordenação pedagógica como por parte das metodologias de ensino. A metodologia de ensino procura apresentar roteiros para diferentes situações didáticas, conforme a tendência/corrente pedagógica adotada pelos professores/instituições, de forma que o aluno se aproprie dos conhecimentos propostos e/ou apresente suas pesquisas e demais atividades pedagógicas.

A partir desta visão, de um mundo globalizado e comunicativo, ocorrem constante mudanças na didática educativa, onde se faz necessários recursos  que auxiliem como ferramenta de estímulos, caso das redes sociais, dos blogs e jogos on line para um processo educacional diferenciado e um desenvolvimento mais global e dinâmico do aluno.

Então, o uso das tecnologias se apresenta para contribuir mais ainda com o desenvolvimento da aprendizagem da crianças, principalmente, os alunos que estão no início do processo de leitura e escrita. Eis algumas destas ferramentas que podem ser usadas como recursos pedagógicos.

                     Rádios - trabalhar com músicas nesta fase de aprendizagem enriquece e estimula muito as crianças e aumenta seu vocabulário.
                   E-book ou livro digital  - Tem como objetivo estimular a leitura nas crianças que ficam encantadas em ver, ouvir história de uma forma diferente.
                  Jogos digitais (on line ou não) - Outro recurso muito legal para a criança constatar ou reafirmar o que aprendeu na sala de aula. Ou simplesmente, se divertir através de jogos que proporcionem a aprendizagem.
                        Paint - Uma ferramenta do computador, não precisa estar ligado a rede, que a criança pode usar a criatividade como quiser. Neste recurso a criança pode escrever, desenhar, pintar, apagar, usando ícones parecidos com lápis, borracha e pincel. O professor pode intervir ou não. E ainda pode-se imprimir a arte da criança e trabalhar a oralidade a partir do trabalho realizado.
                       Redes Sociais -  O Facebook, uma das redes sociais mais utilizadas e conhecida pode se tornar um recurso didático se bem mediado pela professora. As crianças, a maioria, tem conhecimento de como utilizar esta rede social, e o professor pode criar um grupo que pode ser utilizado por todos para criar novas amizades ( com alunos de outras turmas ou escola, por ex.), nova forma de comunicação entre escola e família.

Enfim, como já foi dito, as tecnologias estão presentes em nossas vidas para contribuir e facilitar a nossa compreensão do mundo. Só é preciso ter o cuidado necessário com o seu uso, e que não se torne indispensável a ponto de substituir as amizades, as relações pessoais que são importantes para o crescimento individual de cada um.   

                                                                      Adriana Brum



                                       



    Sites consultados:
 http://www.gatosabido.com.br/ebooks
  http://www.kidleitura.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário