Plano de Aula

     Título

Aprendendo a ler


Duração

Um dia de aula com 1 hora mais ou menos no laboratório de informática

Público Alvo

Alunos do 1º ano ( alfabetização)

Objetivo Geral

Utilizar a tecnologia como suporte para incentivo a leitura e a escrita. 

Objetivos Específicos

 Identificar as vogais

Associar a figura a vogal inicial

Realizar no computador através de jogos pedagógicos a escrita de palavras com as vogais estudadas.


Completar trechos de músicas, histórias já conhecidas com palavras ou letras que estejam faltando


Usar o recurso Paint do computador para criar livremente (desenhos para que todos participam, pois tem  aqueles que ainda não dominam a escrita) 


Contar uma historia a partir da sua criação para trabalhar a oralidade


Imprimir as atividades criadas pelas crianças para expor na sala


Recursos

Computadores ligados a rede e que contemplem a turma toda ou pelo menos 2 alunos por computador

Jogos pedagógicos concretos e digitais


Quadro 

 Músicas


Metodologia


Os alunos em sala de aula vão ter acesso a jogos pedagógicos que trabalhem com vogais para completar as palavras. Depois de estarem bem familiarizados com as vogais os alunos podem fazer a leitura por associação de figuras/palavras


A professora também colocará no quadro trecho de música do universo infantil, como Atirei o pau no gato, depois da visualização da música completa, a professora pode ir ocultando ou apagando algumas palavras. O aluno através da observação e da expressão oral (cantando) escreverá  ou falará a palavra que está faltando. Esta atividade pode ser feita em grupo ou dupla, tendo o cuidado para que todos possam participar. 

Ex. Atirei o pau no gato, to to
      Mas o gato to to não morreu reu reu
      Dona Chica ca ca admirou-se se 
      Do berro  do berro que o gato  deu
      Miau.


Depois destas atividades trabalhadas na sala, as crianças iriam para o laboratório de informática para utilizarem jogos pedagógicos que trabalhem letras e vogais. Também no computador a professora pedirá que todos façam um desenho no Paint  e oralmente criem uma história, um título para sua criação. O professor poderá ainda imprimir cada desenho para serem exposto na sala de aula.


Avaliação

O professor estará avaliando os alunos pela participação e durante o desenvolvimento das atividades de forma contínua. Poderá fazer após o término da aula, por se tratar de uma turma de alfabetização, registros individuais dos alunos, especificando características do desenvolvimento da criança.  




BRINCANDO COM AS VOGAIS

Sites interessantes:
http://www.escolagames.com.br/jogos/brincandoVogais/
http://www.redescola.com.br/software/uappr066/uappr066.swf
http://www.dominiopublico.gov.br/

                                                                                                                    Adriana Brum



       Titulo

A matemática é um prazer

 Objetivos geral

Utilizar a tecnologia a serviço da educação, tornando a matemática prazerosa e divertida no processo de ensino e aprendizagem.

Objetivos específicos

- Entender as contribuições dos jogos tecnológicos para o ensino da matemática;

- Contribuir para uma aprendizagem significativa para os alunos ao resolverem os problemas matemáticos;

- Desenvolver raciocínio lógico;

- Resolver as operações matemáticas pelo computador.

   Publico alvo

1º ano (alfabetização)


Duração da atividade

Aproximadamente 1hora e 30 minutos


   Matérias necessários (recursos)

- Laboratório de informática 

- Computadores ligados a rede

- Pinos de boliche confeccionados com garrafa pet e numeradas

- Bola pequena


 Passo a passo (como fazer)

Primeiramente acontecerá uma conversa informal a fim de investigar o conhecimento prévio do aluno sobre o assunto;

Uma breve explicação oral será dada sobre a matéria;

Após uma explicação oral, as crianças brincarão com boliches numerados para que possam colocar em prática as operações que aprenderam;

Depois de finalizado o jogo, os alunos serão encaminhados a sala de informática para realizar as operações através de jogos que são disponibilizados online, tendo é claro uma atenção redobrada para que eles não acessem sites que não devam.
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         Fotos ilustrativas


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http://www.a77.com.br/matematica/contas_on_line_adicao_1.php


Avaliação

Será realizada de maneira continua, onde os alunos serão acompanhados em todo o processo que vai desde a realização aos questionamentos, observando-se a evolução dos alunos, à medida que as atividades vão sendo realizadas.

Links com outras paginas de atividades relacionadas


http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/alfabetizacao-digital-429745.shtml


Autora Débora Baptista

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