Título
Aprendendo a ler
Duração
Um dia de aula com 1 hora mais ou menos no laboratório de informática
Público Alvo
Alunos do 1º ano ( alfabetização)
Objetivo Geral
Utilizar a tecnologia como suporte para incentivo a leitura e a escrita.
Objetivos Específicos
Identificar as vogais
Associar a figura a vogal inicial
Realizar no computador através de jogos pedagógicos a escrita de palavras com as vogais estudadas.
Completar trechos de músicas, histórias já conhecidas com palavras ou letras que estejam faltando
Usar o recurso Paint do computador para criar livremente (desenhos para que todos participam, pois tem aqueles que ainda não dominam a escrita)
Contar uma historia a partir da sua criação para trabalhar a oralidade
Imprimir as atividades criadas pelas crianças para expor na sala
Recursos
Computadores ligados a rede e que contemplem a turma toda ou pelo menos 2 alunos por computador
Jogos pedagógicos concretos e digitais
Quadro
Músicas
Metodologia
Os alunos em sala de aula vão ter acesso a jogos pedagógicos que trabalhem com vogais para completar as palavras. Depois de estarem bem familiarizados com as vogais os alunos podem fazer a leitura por associação de figuras/palavras
A professora também colocará no quadro trecho de música do universo infantil, como Atirei o pau no gato, depois da visualização da música completa, a professora pode ir ocultando ou apagando algumas palavras. O aluno através da observação e da expressão oral (cantando) escreverá ou falará a palavra que está faltando. Esta atividade pode ser feita em grupo ou dupla, tendo o cuidado para que todos possam participar.
Ex. Atirei o pau no gato, to to
Mas o gato to to não morreu reu reu
Dona Chica ca ca admirou-se se
Do berro do berro que o gato deu
Miau.
Depois destas atividades trabalhadas na sala, as crianças iriam para o laboratório de informática para utilizarem jogos pedagógicos que trabalhem letras e vogais. Também no computador a professora pedirá que todos façam um desenho no Paint e oralmente criem uma história, um título para sua criação. O professor poderá ainda imprimir cada desenho para serem exposto na sala de aula.
Avaliação
O professor estará avaliando os alunos pela participação e durante o desenvolvimento das atividades de forma contínua. Poderá fazer após o término da aula, por se tratar de uma turma de alfabetização, registros individuais dos alunos, especificando características do desenvolvimento da criança.
Sites interessantes:
http://www.escolagames.com.br/jogos/brincandoVogais/
http://www.redescola.com.br/software/uappr066/uappr066.swf
http://www.dominiopublico.gov.br/
Adriana Brum
Titulo
A matemática é um prazer
Objetivos geral
Objetivos geral
Utilizar a tecnologia a serviço da educação, tornando a matemática prazerosa e divertida no processo de ensino e aprendizagem.
Objetivos específicos
- Entender as contribuições dos jogos tecnológicos para o ensino da
matemática;
- Contribuir para uma aprendizagem
significativa para os alunos ao resolverem os problemas matemáticos;
- Desenvolver raciocínio lógico;
- Resolver as operações matemáticas pelo computador.
Publico alvo
Publico alvo
1º ano (alfabetização)
Duração da atividade
Duração da atividade
Aproximadamente 1hora e 30 minutos
Matérias necessários (recursos)
Matérias necessários (recursos)
- Laboratório de informática
- Pinos de boliche confeccionados com garrafa pet e numeradas
- Bola pequena
Passo a passo (como fazer)
Passo a passo (como fazer)
Primeiramente acontecerá uma conversa informal a fim de
investigar o conhecimento prévio do aluno sobre o assunto;
Uma breve explicação oral será dada sobre a matéria;
Após uma explicação oral, as crianças brincarão com
boliches numerados para que possam colocar em prática as operações que
aprenderam;
Depois de finalizado o jogo, os alunos serão encaminhados
a sala de informática para realizar as operações através de jogos que são
disponibilizados online, tendo é claro uma atenção redobrada para que eles não
acessem sites que não devam.
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http://www.a77.com.br/matematica/contas_on_line_adicao_1.php
Avaliação
Será realizada
de maneira continua, onde os alunos serão acompanhados em todo o processo que
vai desde a realização aos questionamentos, observando-se a evolução dos
alunos, à medida que as atividades vão sendo realizadas.
Links
com outras paginas de atividades relacionadas
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/alfabetizacao-digital-429745.shtml
Autora Débora Baptista
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