terça-feira, 12 de novembro de 2013


Desafios culturais da comunicação á educação.

O autor Jesús Martín-Barbero, doutor em Filosofia, teórico colombiano, pesquisador da Comunicação e Cultura e um dos expoentes nos Estudos Culturais contemporâneos. É autor do livro Dos Meios às Mediações e de vários artigos em revistas de comunicação e cultura (dois deles publicados por Comunicação & Educação2).
Em seu artigo Desafios culturais da comunicação á educação. Trás uma reflexão da importância da educação e comunicação de forma que possa ajudar a compreender que tanto a escola quanto o professor devem ultrapassar os obstáculos da visão que se tem de um saber compartimentado, entendendo que o mundo está em constante evolução e com isso, os jovens que nele vivem.
 “A escola deixou de ser o único lugar de legitimação do saber, pois existe uma multiplicidade de saberes que circulam por outros canais difusos e descentralizados. Essa diversificação do saber, fora da escola, é um dos desafios mais fortes que o mundo da comunicação apresenta ao sistema educacional.”
Analisar fórmulas para a compreensão da adequação dos veículos da mídia no apoio ao sistema educacional parte do questionamento de problemáticas no sistema que rege a educação do nosso país como, por exemplo, quais os pontos que a nossa educação tem que melhorar para termos um salto evolutivo nesse meio. Por mais que se pense em tecnologia e educação juntas, sempre haverá alguém para expor o quanto a tecnologia vem atrapalhando os métodos tradicionais de ensino, ou outros que expõem a dificuldade de alguns alunos ao acesso as redes de internet ou mesmo que inserir a internet na sala de aula seria desastroso, pois, não temos costumes e cultura o suficiente para ensinarmos nossos alunos a direcionar esse recurso para o seu bem estar, além de professores despreparados.
O autor também fala do processo de alfabetização mostrando a importância de se ter um olhar amplo sobre este processo, mostrando que o livro nunca perderá sua importância sendo a chave da alfabetização e ponto de chegada, questionando se a escola esta preparada e se será capaz de fazer também o livro se tornar ponto de partida para outro processo de alfabetização, a da informática e das multimídias.
Este novo processo tornaria os cidadãos críticos, de modo que soubessem ler o mundo e distinguir suas concepções sobre política, família, cultura e sexualidade, não sendo apenas meros receptores de uma mídia que usa “estratagemas para camuflar(...) seus interesses e fazê-los passar por opinião pública”.
Por isso o sistema educacional deve rever suas concepções de forma que torne seus alunos seres livres, capazes de ler e entender o mundo midiático, não se tornando alienados e dominados pelas idéias que circulam ao seu redor.

                                                                                          Por Débora Baptista




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